Muitos dirão que William Shakespeare é o mais influente e o maior dramaturgo que já viveu! As suas obras são lendárias pelo impacto que tiveram sobre a literatura e o drama. Entre as várias peças, há uma que salta a vista de todos. Devem ser poucos ou nenhuns que nunca ouviram falar de Romeu e Julieta, a famosa história dos dois amantes que são “capturados” entre a rivalidade das suas famílias, tornando-se assim um amor proibido com um final trágico. Temos inúmeros filmes que foram adaptados desta história, outros livros que foram baseados em Romeo e Julieta, e claro, tinha que haver um anime!
O resultado desta adaptação tem um nome muito criativo: Romeo x Juliet! Uma série de 24 episódios (como eu gosto!) e que foi lançada em 2007 no Japão. O ponto-chave que se tem que ter em mente é que Romeo x Juliet é meramente baseado na peça de Shakespeare, e que tem vários factores que fogem à história original. A configuração é ainda baseada em grande parte na cultura italiana na era renascentista, com a presença de alguns elementos de fantasia.
A maior parte da história passa-se numa cidade fictícia chamada Neo Verona, que flutua inexplicavelmente no ar. Para o transporte, os nobres mais abastados usam cavalos voadores chamados de "dragonsteeds", e a cidade esconde algum tipo de árvore mágica secreta que aparentemente sustenta toda a vida no planeta. Apesar disso, não esperem que alguém seja capaz de lançar bolas de fogo ou que consiga convocar monstros - todas as habilidades das personagens são restritas às de humanos normais.
A história também é diferente o suficiente para que nunca se tenha a certeza do que vai acontecer a seguir. Os Montagues e os Capuletos ainda estão em guerra, e os seus respectivos filhos, Romeo e Juliet, ainda se apaixonam, mas isso é tudo. Os Capuletos tinham sido a casa governante de Neo Verona, e nos primeiros dois minutos da série, os Montagues dominam completamente a casa e matam toda a família Capuleto numa tentativa de ficarem no poder, deixando apenas Juliet viva, num mero acaso e golpe de sorte.
Alguns guardas leais à família Capuleto levam Juliet a esconder-se e ocultam a sua verdadeira herança até ao seu 16º aniversário. Ela é ensinada a disfarçar-se de rapaz quando está em público, já que o Lorde Montague estaria à procura de uma rapariga que fosse parecida com a herdeira dos Capuletos. Juliet torna-se hábil em manusear uma espada e sentindo o duro domínio de Montague e o quanto é injusto para o povo, a jovem disfarça-se e torna-se num herói parecido com o Zorro, apelidado de "Red Red Whirlwind", ajudando os cidadãos de Neo Verona e resistindo aos Carabinieri, a força policial militarizada da cidade.
É sob o disfarce de Red Whirlwind que ela encontra Romeo pela primeira vez, que a salva dos Carabinieri. No dia seguinte, ela foge para um baile de máscaras oferecido por Lorde Montague - só que desta vez, vestida de rapariga. Aqui, ela encontra o jovem Romeo, e desta vez, ambos são imediatamente atraídos um pelo outro. Como é de esperar, quando ela descobre a sua verdadeira herança e os laços familiares do seu amado, Juliet não aceita e aqui começa o drama. Este conflito de amor versus herança torna-se uma questão central para Romeo e Juliet.
Romeo x Juliet tem um pouco de tudo - drama, romance, ação. Muito parecido com a peça original, o anime passa muito tempo, mas não o suficiente para ficar saturante, a desenvolver os personagens secundários. Para ser sincera, não há muito que possa dizer que não gostei deste anime. A animação é de alto nível; todas as sequências - ação ou não - são animadas de maneira suave e vívida. Os ambientes variados e o estilo visual são perfeitos para cenas de luta discretas do anime em comparação com outras séries orientadas para a ação. A trilha sonora também é muito boa e tenho que dizer que adoro a música de introdução!
Romeu e Julieta foram adaptados e recontados com a mesma história tantas vezes ao longo dos anos, que Romeo x Juliet ao desviar-se do material original não é algo prejudicial, sendo uma lufada de ar fresco na história. No final, Romeo x Juliet é uma excelente série de anime que mistura habilmente ação, romance e drama. Se és fã desta história de amor e de todo o enredo que o William Shakespeare criou, ou se estás à procura de um anime com um bom equilíbrio de ação e romance, não deves perder Romeo x Juliet. Mas a questão paira no ar! Será que pela primeira vez, o casal vai ter um final feliz?
Sem comentários:
Enviar um comentário