Kirby’s Epic Yarn foi facilmente um dos destaques da Wii, combinando plataformas cuidadosamente projetadas com uma estética arrojada e original. Dada a recente tendência da Nintendo para reviver os jogos já lançados, não é nenhuma surpresa vê-lo a voltar, mas o que é surpreendente é que trouxeram para a Nintendo 3DS em vez da Nintendo Switch. Dado o pouco uso que esta portabilidade dá ao touch screening e à falta de 3D, é ainda mais estranho que a bolinha rosa da Nintendo não tenha sido trazido para a consola mais recente.
Kirby’s Extra Epic Yarn transfere Kirby da sua conhecida Dream Land para um mundo feito de lã. É o seu apetite insaciável que tem a culpa, pois ele erroneamente tenta comer um tomate feito de fio do malvado feiticeiro Malandrana, que o acaba por punir, sugando-o para o interior de um mundo feito inteiramente de lã e outros tecidos variados.
A apresentação da história é tipicamente polida com uma excelente narração e visuais impressionantes, mas o mais importante é que está intimamente ligada à jogabilidade. Ao contrário de outros jogos de Kirby, a sua forma de lã significa que ele não pode engolir seus inimigos, mas por outro lado ganha novas habilidades. Em vez disso, ele deve desvendar objetos, destruir os inimigos e usar os seus restos enrolados (é tudo feito em lã) como projéteis. Usando as suas novas habilidades, Kirby salva um indivíduo estranho de um monstro, que não é outro senão o príncipe Batuffolo, futuro governante de Toppalandia, que também está a lutar contra com os planos sombrios do mago Malandrana.
Um dos principais atrativos de Kirby’s Extra Epic Yarn foi o facto de que os níveis podem ser sempre completados, porque é impossível morrer. Para alguns jogadores, este pode ser um ponto negativo porque retira o maior desafio deste tipo de jogos de plataformas. Por outro lado, permite que crianças de qualquer idade consigam progredir através da história sem os bloqueios habituais do jogo. Mesmo com a dificuldade diminuída, derrotar os inimigos ainda é recompensador, pois todos eles têm elementos de quebra-cabeças que exigem resolução para obtermos as melhores pontuações.
Atravessando os níveis e derrotando os inimigos, recebe-se as famosas “moedas”, tal como acontece nos jogos de Sonic e de Mario, e sempre que somos atingidos, o Kirby deixa cair as moedas que ele coletou, e temos que as apanhar freneticamente antes que elas desapareçam. Há um claro desafio em chegar ao final de cada nível com moedas suficientes para ganhar um nível de ouro. Isto é particularmente impressionante nas batalhas contra os grandes inimigos, porque simplesmente derrotá-los da maneira mais rápida não fornecerá as moedas suficientes para as melhores recompensas.
Juntamente com estas moedas, cada nível tem dois itens de mobiliário e um CD de trilha sonora para encontrar, muitos dos quais estão diabolicamente escondidos. Obter o máximo de cada nível proporcionará horas de diversão para o jogador.
O que temos aqui não é apenas uma portabilidade completa do jogo da Wii, pois existem várias novas adições que fornecem mais desafios de jogo. Os minijogos ligados aos itens de mobiliário também retornam e oferecem jogos mais tradicionais com limites de tempo, corridas, entre outros. Eles mostram o quão bem os níveis são projetados, embora as recompensas para estes objetos sejam apenas mais estéticos. Esse aspeto do jogo parece bastante supérfluo e podia ter se beneficiado de estar mais integrado ao modo história.
Além destes minijogos, há modos de bônus extras que incluem os King Dedede e MetaKnight. Estes níveis são uma ótima distração, mas também não oferecem muito valor além de mais itens de mobiliário. No MetaKnight, teremos que flutuar por quatro estágios e enfrentar dezenas de inimigos enquanto que no King Dedede, temos que pular e correr da esquerda para a direita o máximo que pudermos, perseguidos pelo cronómetro, como num jogo de corrida para telemóveis.
Talvez a adição mais interessante a esta portabilidade seja o novo sistema de chapéus, sendo que é fornecida uma gama de novas habilidades, o que pode tornar os níveis muito mais fáceis.
Como era de se esperar, o modo para dois jogadores foi removido, com o príncipe Batuffolo a passar para uma um mero NPC (já referido inicialmente). A trilha sonora também é muito boa, estando presentes todas as faixas do jogo original, além de um punhado de novos arranjos criados especificamente para esta nova edição.
A nova adição final ao Kirby's Extra Epic Yarn é a mais revolucionária. Cada nível é jogável no modo de história original ou em um novo modo Diabólico. Neste modo, os inimigos perseguem-nos por toda a parte, transformando o estilo de jogo de cabeça para baixo e adicionando uma nova reviravolta em comparação ao modo original. Enquanto a maioria das outras novas adições do jogo são boas o suficiente, este novo modo representa quase toda uma nova visão de todo o jogo e proporcionará um grande desafio para os jogadores mais experientes.
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