“Está Tudo F*dido” de Mark Manson


Pensem um pouco comigo… O que nos falta hoje?! Temos melhores cuidados de saúde, melhores possibilidades de vida, possibilidade de realizar sonhos, mas ao mesmo tempo insegurança económica, medo social…O que é que faz falta realmente? Temos possibilidade de ter tudo e mesmo assim falta sempre qualquer coisita…

Mark Mansom neste livro traz-nos uma verdade dolorosa que todos os avanços que temos atualmente que mesmo assim sentimos um vazio. Tudo o que qualquer ser humano quer e acha que precisa é deixar a sua marca no mundo e quando percebemos que não estamos a ter sucesso nessa parte deprimimos porque estamos apenas a ir pelo sabor da corrente, e o que nos falta são os remos para lutar contra a maré, o que nos falta é esperança. Tal como Mark Manson diz:

A nossa psique precisa de esperança para sobreviver, como um peixe precisa de água. A esperança é a manteiga na nossa bolacha. É uma série de metáforas pirosas à brava. Sem esperança, todo o nosso aparelho mental estagna ou morre de fome. Se não acreditamos que existe alguma esperança de que o futuro será melhor, que a nossa vida vai melhorar, moremos espiritualmente. Afinal, se não houver esperança para quê viver – para quê fazer seja o que for?

Na primeira parte do livro temos a definição de esperança, em que Mark recorre a exemplos de filósofos como Nietzsche e Kant, a figuras como Newton e Einstein e a atos heroicos como o do Witold Pilecki, infiltrado no campo de concentração de Auschwitz.

Se pegarmos na história mundial, temos alturas de fome, doença e elevado nível de pobreza, hoje será o aposto em certas partes do mundo, mas hoje sentimo-nos mais deprimidos e ansiosos. Porque será? Hoje temos uma enorme quantidade de informação e quando ligamos a televisão num canal de notícias somos assombrados com notícias tristes o que nos provoca sentimentos negativos. Mas se nos compararmos os tempos passados com a era moderna percebemos que vivemos numa era melhor. Apesar de tudo negativo que acontecem nos dias de hoje, devemos ter esperança no Futuro.

Segundo Mark Manson, precisamos de 3 coisas para construir e manter a felicidade: sentido de controlo, a crença no valor de alguma coisa, e uma comunidade. Nós devemos aprender a lidar com as nossas emoções para que a esperança possa aparecer e ajudar as roldanas a rodar.

Na segunda parte do livro, é a altura de perceber o que está errado com o mundo e que dificilmente vai mudar, mas é o nosso mundo e por isso devemos amá-lo tal como é. Alguns poderiam pensar que isto seria um livro de auto-ajuda de como encontrar a esperança, que o dia de amanhã será melhor se seguir estas regras, mas não… Com um humor intrínseco e um certo nível de sarcasmo Mark traz-nos uma leitura fácil e inspiradora, porque nada é melhor que um livro que nos questiona e que te obriga a fazer uma introspecção a nós próprios e ao nosso sentido de esperança. E para acabar lembrem-se:


Por isso, em vez de buscar a esperança, tente isto: Não espere. Mas também não desespere. Não espere melhor. Seja melhor. Seja algo melhor. Seja mais compassivo, mais resiliente, mais humilde, mais disciplinado. Algumas pessoas acrescentariam, «Seja mais humano», mas não -seja um melhor humano.
8.5
“Está Tudo F*dido” de Mark Manson
Muito Bom
Andreia Cunha
Escrito por:

Estudante na mais bela cidade de estudantes e amante geek de livros e, principalmente de séries e filmes. Adoro tudo o que seja do universo de ficção científica e fantasia, porque não há nada melhor do que fugir à realidade.

1 comentário:

  1. Olá Andreia :)
    Ainda não li este livro e não me parece que o faça. Li o primeiro livro de Mark Manson com o título profético de "A Subtil Arte de Saber Dizer que se F**da" e não desgostei, tinha citações realmente boas e histórias sobre personalidades mais ou menos conhecidas bem interessantes, mas também não me senti inspirada. Pela tua opinião deste novo livro do autor dá para perceber que ele segue o mesmo esquema e continua tão sarcástico como sempre, isto não quer dizer que o ache mau, apenas que não o aprecio.
    Mundo da Fantasia

    ResponderEliminar