Ainda não tínhamos tido oportunidade de escrever um pouco sobre a edição 2018 do Iberanime Lisboa. A nossa primeira experiência neste evento foi apenas uma, no Porto no ano passado e por isso estávamos bastante entusiasmados para estar em Lisboa e perceber quais eram as verdadeiras diferenças entre os dois eventos. Bem para começar as pessoas. A verdade é que em Lisboa acaba por reunir muito mais público, o que também leva a uma enorme fila de entrada. Dentro do Altice Arena também não é muito fácil, tendo em conta o número de pessoas e o espaço reduzido dos corredores, mas no meio da confusão e depois de alguns encontrões lá começamos a perceber como é que aquilo estava organizado. Dos locais mais interessantes e onde até acabamos por passar mais tempo foi nos corredores que circundam o pavilhão. Esses corredores, bem mais largos continham várias bancas, de um lado relacionadas com o Iberanime, enquanto do outro lado do pavilhão relacionadas com o Eurogamer Portugal Fest e era assim que todo o pavilhão se encontrava dividido.
O que vimos e conhecemos?
Como sempre, muitos cosplayers. Já tem vindo a ser um hábito, e podem ver um conjunto de fotografias em baixo, tentar-mos apresentar-nos e conhecer o maior número de cosplayers possíveis. Talvez pelo calor que se fazia sentir e também pelo espaço que muitos já devem conhecer, sentimos que os cosplays eram menos complexos.
Além dos cosplayers passamos por algumas bancas onde acabamos a ter alguns bons momentos. De referir a Home Games Studio, por apresentar o seu jogo -Dark Things About- e dar uma mini-entrevista, a banca Vitrality, em que nos divertimos imenso ao retirarmos 80 rifas para conseguir um prémio! Conhecemos pessoalmente o Jamil da MagicShot!
Cosplay World Masters
Algo que nós queríamos mesmo ver era o Cosplay World Masters. Também queríamos assistir ao Cosplay de Grupo, porque adorámos o que vimos no Iberanime Porto 2017, mas como fomos apenas um dia e havia tanto para ver ao mesmo tempo que tivemos por optar. E mais uma vez ficámos deslumbrados com os cosplay apresentados. Era notável o profissionalismo em cada fato e havia alguns que nos deixaram de boca aberta. Um espetáculo que qualquer amante de cosplay não pode falhar! Não concordámos com a entrega dos prémios mas quem decidia não erámos nós!
Apesar de termos gostado muito do dia e de querer repetir para o ano, houve alguns aspectos que nos fizeram torcer o nariz. Um evento que tem tantos anos em Lisboa e notava-se alguma falta de organização. Acho que o maior problema foi o espaço. O Altice Arena pareceu-me pequeno para albergar dois eventos deste tamanho, ou seja, havia sítios que parecíamos sardinha enlatada. Uma consequência disto: o calor. Tivemos que vir várias vezes à rua para apanhar ar fresco e nós estavamos de manga curta. Tive pena dos cosplayers que vestiam roupa mais pesada... Outra falha da organização foi na entrada para Press/convidados. Demorámos tanto tempo a entrar como os nossos amigos que estavam na fila normal, e eles tinham dezenas e dezenas de pessoas à frente deles e nós tínhamos meia dúzia de pessoas. O motivo? Não percebemos muito bem mas um dos grandes motivos de atraso na nossa fila eram os seguranças que estavam a implicar com tudo. Outro problema era o facto que as pessoas que compraram o bilhete ao entrar recebiam um pulseira (por aqui tudo normal) mas cada vez que saíam e entravam no recinto tinham que mostrar a pulseira e o bilhete impresso ou no telemóvel, causando assim mais fila e atrasos.
Outro problema mas esse a nível pessoal foi a própria viagem. Foi muito cansativo ir para Lisboa e voltar para Coimbra de carro, tudo no mesmo dia, depois de horas e horas andar de um lado para o outro. Foi tão cansativo que se voltarmos a um evento destes a Lisboa vamos de transportes públicos.
Mas resumindo, foi um bom dia passado em Lisboa, rodeados de pessoas que adoramos e de um ambiente fantástico! Sem dúvida que queremos que chegue Outubro para irmos ao Iberanime Porto que este ano se mudou para a Exponor, ou seja, esperamos algo em grande!
Sem comentários:
Enviar um comentário