Solum



Na passada terça-feira, a convite da Big Pictures Filmes, tivemos o prazer de assistir à antestreia do novo filme de Diogo Morgado, Solum. O Cinema S. Jorge foi o local escolhido para esta projeção que se apresentou bastante composto com uma sala quase cheia. Os principais intervenientes neste projeto estavam presentes, desde os atores até ao próprio Diogo Morgado, realizado e argumentista do filme.

O filme tem como principal mensagem alertar os espetadores para o papel da humanidade no nosso planeta e levanta uma série de questões sobre outras formas de vida, misturando imensa ficção cientifica com um propósito atual. A ideia não é de todo inovadora mas até tem alguns pontos e mensagens interessantes. Contudo, é a falta de esclarecimento sobre algumas ideias lançadas que tornam o filme confuso.

A premissa base acompanha o trajeto de um grupo de pessoas que participa num reality-show de sobrevivência numa ilha. Rapidamente, percebemos que este programa de televisão é uma farsa e que os participantes do concurso correm imenso perigo. Não querendo desvendar mais pormenores da história, é importante referir que a prestação dos atores é bastante positiva, contando com algumas interpretações muito dignas.


O filme foi rodado em várias ilhas dos Açores e os cenários naturais são, de longe, o melhor que o filme oferece. Existem várias partes que relembram a série Lost e há momentos onde o filme nos agarra tal é a potencia visual que nos apresenta.

Outro dos problemas que é visível no filme é ter sofrido alguma falta de apoio financeiro, algo que Diogo Morgado também referiu antes do filme ser apresentado. Existem muitas cenas onde se perceber que se tivesse existido mais tempo para rodar e mais alguns meios, o resultado final seria francamente melhor.

Ainda assim, é um filme que entretém e que conta com algumas cenas bem interessantes. Gostei especialmente de algumas cenas de combate e os momentos que introduzem cada um dos participantes. Talvez fosse necessário aprofundar mais algumas questões e ideais que surgem no final do filme mas, mais uma, a falta de meios terá afetado todos este processo.
Gonçalo Cardoso
Escrito por:

Interessado em todas as áreas da cultura, principalmente em sagas e séries com inúmeros personagens.

2 comentários:

  1. Estou super ansiosa para assistir! Isto apesar das críticas não estarem a ser muito positivas até agora.
    Como açoriana tenho imensa curiosidade em relação aos tais cenários...
    Mundo da Fantasia

    ResponderEliminar
  2. O cinema português não tem um budget "holiodesco", mas mesmo assim, estou super curiosa para ver. Um sci fi tuga? Venha!

    ResponderEliminar