Samurai X


Samurai X, também conhecido como Rurouni Kenshin, é uma manga escrita e ilustrada por Nobuhiro Watsuki e distribuída em Portugal pelo Devir. Lembrava-me vagamente de ter visto o anime adaptado desta série quando era adolescente. Como já passaram tantos anos e os meus gostos mudaram tanto com o tempo, quando a Devir nos enviou o 13° volume desta história tive um incentivo para a relembrar.

A manga começa durante o 11° ano do período Meiji no Japão (1878) e segue o percurso de um ex-assassino do Bakumatsu, conhecido como Hitokiri Battosai. Após a revolta para alcançar uma nova era de paz, Hitokiri Battosai desaparece para assim se transformar em Himura Kenshin: um espadachim viajante que protege o povo, mas com uma promessa de nunca mais tirar outra vida.

O estilo artístico lembra-me de muitos animes da minha infância e começa como muitas mangas dos anos 90, com um carácter leve e divertido. No entanto, à medida que se lê e a história progride, esta torna-se mais séria, girando à volta dos temas de paz, vingança e redenção.

Não considero esta leitura uma das minhas preferidas, mas tenho que admitir que as cenas de luta conseguiam sempre incentivar-me a continuar a ler. Infelizmente, a história torna-se um pouco repetitiva e a entrar um pouco no "cliché" - o nosso herói parece estar à beira de perder mas acaba sempre por dar a volta porque, aparentemente, não estava a utilizar todas as suas capacidades. Isso torna a história menos cativante para mim, mas isto é um clássico que merece ser lido, apesar de recomendar mais o anime. Ah, aquela nostalgia de infância... Tinha saudades desta história!
Cristina Gomes
Escrito por:

Serrana americana nascida nos anos 90, doida por mangas, manhuas, webtoons e tudo o que seja desse género... Cosplayer artesã de coisas em cabedal e adepta de noites de cinema ou sessões de "binge watching" de séries no sofá (desde que tenha pipocas).

Sem comentários:

Enviar um comentário