A primeira temporada de The Terror foi lançada em março de 2018, pela AMC. A série combina um drama histórico com elementos de suspense e terror.
The Terror é um relato ficcional da expedição da Marinha Real Britânica pelo oceano Ártico em 1845 escrito por Dan Simmons em 2007. A história acompanha a jornada dos navios HMS Erubus e HMS Terror para encontrar e mapear uma passagem por cima da América do Norte. Os navios logo ficam presos após o gelo danificar uma hélice de um dos navios, e quando o capitão Sir John Franklin se recusa a abandonar os navios, estes ficam presos por meses numa espessa camada de gelo. À medida que crescem cada vez mais perigos para a expedição, os capitães e a tripulação precisam de descobrir como sobreviver às constantes ameaças da natureza e não só...
Esta emocionante e tensa série de mistérios lembra dois marcos da mídia: Alien e Lost. Como em Alien, que compartilha um produtor com esta série, Ridley Scott, The Terror transporta-nos para um lugar estranho e desconhecido: uma massa de gelo no Oceano Ártico em 1845, onde não há nada além de uma vasta extensão em todas as direções, inclusive nas profundezas sombrias da água. A cinematografia e a direção de arte são impressionantes, mas a história também consegue encontrar muitas surpresas no cenário supostamente árido, enquanto as tripulações de HMS Terror e HMS Erebes exploram o gelo e o que está por baixo.
Como em Lost, quando os personagens exploram, descobrem continuamente que algo sobre aquele lugar não está certo. Quando um membro da equipe começa a vomitar sangue, não é simplesmente porque tem escorbuto; o cirurgião do navio não consegue descobrir o que está a acontecer. Os homens têm visões de espíritos implorando que fujam. Outros desaparecem inexplicavelmente. E, é claro, à medida que os membros da expedição tentam sobreviver, que também precisam descobrir como trabalhar juntos, apesar de muitas suspeitas, ressentimentos e problemas pessoais entre eles.
A série mergulha o espectador num mundo completamente desconhecido, mas plenamente realizado, repleto de um perigo imenso e incognoscível, e coloca as personagens num duelo à morte contra forças da natureza que eles nem conseguem entender. As temperaturas do Ártico são um inimigo constante e mortal: quem toca nas cordas ou metais sem luvas, a pele é arrancada das palmas das mãos ou perdem os dedos dos pés devido ao congelamento. A vida abaixo do convés é acompanhada pelo interminável rangido e gemido do gelo pressionando contra os cascos de madeira dos navios. O resultado é uma claustrofobia esmagadora, mesmo no meio de um vazio punitivo. Durante os episódios da série, sempre parece que algo está à espreita, esperando ao virar da esquina, sentido mantido um senso de presságio por toda parte.
The Terror é composto de alguns visuais maravilhosamente assustadores que comunicam a vastidão e a frigidez da terra que a tripulação tenta explorar, enquanto luta pela sobrevivência. As enormes paisagens geladas dão lugar a um sentimento de desesperança e futilidade, à medida que o homem parece terrivelmente pequeno em comparação. A escuridão do interior dos navios é contrastada pelo brilho árido do gelo em que estão presos, pois a claustrofobia domina o ambiente.
The Terror faz milagres ao condensar as mais de 700 páginas do romance original numa série de 10 episódios. Através de uma escrita cuidadosa e evitando as armadilhas mais comuns do género - personagens fracamente esboçados, filosofias sobre a fragilidade do comportamento civilizado, nativos exóticos - The Terror oferece o que talvez seja o primeiro bom exemplo de horror de sobrevivência na televisão.
A série já conta com uma segunda temporada, lançada em Agosto de 2019, também com 10 episódios.
A série já conta com uma segunda temporada, lançada em Agosto de 2019, também com 10 episódios.
Sem comentários:
Enviar um comentário