A aventura começou bem cedinho para nós. As seis e meia da manhã já estávamos de partida para mais um Iberanime Porto. Quando saímos de casa, o sol não espreitava e a noite ainda nos acompanhava. Enquanto levávamos as malas e o material para a bagageira do carro, a minha cadela espreitava da casota com um olhar que transmitia a seguinte mensagem: “Amigos, mas para onde vão? Ainda é hora de dormir! Voltem para a cama!” Mas lá fomos nós, virados a Albergaria-a-Velha, onde iríamos reunir com os restantes elementos do Café Mais Geek. Chegámos à Exponor por volta das 10h e a fila de pessoas já era bastante grande! Pela primeira vez, o Iberanime iria realizar-se na Exponor e estávamos bastante curiosos para saber como estaria a disposição do espaço. Enquanto esperávamos na fila da Acreditação, fui buscar um panfleto onde estava a informação de todo o programa e também o mapa do evento. O espaço da Exponor não era novo para nós, já que todas as edições da Comic Con que aconteceram no Porto se realizaram na Exponor, mas qual foi o meu espanto quando vi que estavam a ser apenas usados um dos auditórios, um dos pavilhões e um dos corredores. Numa primeira impressão, fiquei reticente e com medo de que o espaço fosse insuficiente, mas incrivelmente isso não aconteceu! O espaço estava muito bem organizado e em quase nenhuma situação nos sentimos “sardinhas enlatadas”. A zona mais confusa era mesmo a zona das bancas de compras, mas os corredores tinham espaço suficiente para circularmos à vontade e vermos tudo à vontade.
Em geral gostei do evento! Houve muitos bons cosplayers e a zona de gaming estava bem organizado. As minhas únicas críticas sao a organização das lojas e o artist's alley e o karaoke ser distante do resto do evento (e da artist's alley estar um pouco fraquinho). O ambiente de cosplay estava excelente e mal posso esperar para o proximo evento.
Cristina Gomes
Mas vamos por partes! Quando entrámos no evento erámos recebidos com uma zona chamada de “Karaoke”, muito dedicada à cultura KPop. Logo depois tínhamos o corredor onde estavam instalados o Artist Alley, que na minha opinião apesar de muita boa qualidade, havia pouca quantidade. Mas foi numa dessas bancas que tivemos um dos momentos mais caricatos do fim-de-semana, quando um dos nossos colaboradores (digamos o Armando!) se apaixonou por um Charmander feito de tricô e passou o evento a chatear a senhora (infelizmente não fiquei recordada do nome) para baixar o preço do peluche. Toda a equipa se fartou de “dar nas orelhas” ao Armando e para ele deixar de ser somítico e levar o peluche, mas infelizmente não tivemos uma peer pressure suficiente, e o Armando não deu o braço a torcer.
Este ano fui pela primeira vez ao Iberanime no Porto. O que encontrei foi um evento que nos deu uma dose de cultura japonesa, de cosplay e de jogos de forma equilibrada e simples. Não era perfeito, mas o espaço estava organizado bem o suficiente para não haver problemas com calor ou multidões. O ponto mais negativo para mim foi o facto de o parque de estacionamento da Exponor estar fechado, mas gostei bastante, de uma forma geral, e voltarei para o ano.
Pedro Cruz
Na zona Gaming tínhamos a presença das três grandes companhias de jogos: Nintendo, Xbox e Playstation, cada uma com as suas novidades e aí podíamos nos deliciar a experimentar os novos jogos. Eu, pessoalmente, não experimentei nenhum jogo, mas assisti a um duelo entre os nossos rapazes no Smash Bros da Nintendo Switch e ao Armando a deliciar-se com o novo Forza Horizon. Quanto à zona da restauração, a Exponor tinha duas zonas próprias para comer: uma companhia Pans e um café que vendia sandes e bolos. Quando ao evento Iberanime, não pode faltar a presença dos Noodles da Maggi e havia uma banca que vendia a típica comida japonesa. Para felicidade dos mais gulosos, a Nuts também estava presente com os seus típicos churros, panquecas, waffles e outros produtos.
Quando a Cris me convidou para escrever sobre o Iberanime, juro que fiquei sem palavras, o que é raro para quem tem a responsabilidade de escrever! Este é o meu evento, dos mangas e dos animes e do Cosplay! Como um “Old Otaku” falo em Code Geass, Saint Seya, Neon Genesis Evangelion, Dragon Ball, e todos se encontram lá! Ver também novidades gaming e espreitar retrogaming, é sempre um luxo! Fico sempre emocionado por ver as pessoas encarnarem muitos dos meus heróis favoritos, algo que não tenho a arte nem jeito para fazer. Como dos primeiros eventos do género onde eu fui, o Iberanime está-me na alma! Gostava imenso que se expandisse mais, especialmente na parte que me toca, amostra e comércio gaming e retrogaming. Existem outros eventos mais latos que podem enquadrar tudo, mas nada bate este estilo e espírito! Até para o ano, com certeza estarei lá!
Armando Mateus
No dia de Sábado aproveitámos para dar uma volta geral ao evento, correndo todas as secções e bancas. Alguns dos nossos colaboradores aproveitaram para experimentar alguns jogos, uns simplesmente usufruíram do evento e maravilharam-se com os cosplays que passavam por nós. Assistimos à eliminatória Portuguesa “WCS&C4”, onde nos maravilhámos com as apresentações. O Cosplay em Portugal está a crescer tanto e é notório o desenvolvimento nesta área em cada evento que vamos e em cada concurso que assistimos. O Café Mais Geek ficou fã destes concursos no Iberanime Porto 2017, quando vimos a primeira vez o Cosplay de Grupo e a partir desse dia, sempre que podemos, estamos na “primeira fila” para assistir aos concursos. No final do primeiro dia, o tempo começava a escurecer e o vento aproximar. Avizinhava-se uma noite complicada, especialmente na zona Centro, mas nem a tempestade Leslie, nem a chuva nem o vento nos impediu de acabar a noite com uma das coisas que mais gostamos de fazer: jogar um jogo de tabuleiro. O eleito dessa noite foi o Arraial, a nossa última entrada na nossa Ludoteca.
Foi a minha segunda vez no iberanime, e quando pensava que não me poderia surpreender mais, não poderia estar mais enganado, foi a melhor edição deste ano. O ambiente era espetacular, todas as pessoas com quem interagi foram 5 estrelas. A organização estava muito melhor que a anterior, havia espaço suficiente para estarmos todos dentro do espaço, e ainda sobrava. Apenas tenho pena de não ter conseguido frequentar os workshops. Espero poder voltar para o ano, pois acho que nunca me tinha divertido tanto neste fim de semana, claro a companhia também ajudou muito. Consegui mesmo que por pouco tempo voltar a ser criança, e que maravilhoso foi.
Mário Torres
Quanto ao Domingo, depois de um pequeno-almoço recheado porque sabíamos que a probabilidade de almoçarmos tarde era grande, chegámos à Exponor novamente, em que numa primeira vista se notou que havia menos gente em comparação ao dia anterior, o que é completamente normal neste tipo de eventos. Normalmente, o dia de maior afluência é o sempre o Sábado. O dia foi tirado para assistirmos à eliminatória portuguesa “Cosplay World Masters” e para assistir ao Cosplay de Grupo. Infelizmente, não conseguimos assistir ao concerto de “Lady Beard” porque foi exatamente à mesma hora do concurso de Cosplay de Grupo. No final do dia, o Eduardo ainda assistiu aos Workshop “Como acelerar a tua evolução artística”, realizada pela Neko do PTAnime, enquanto que o restante do grupo foi aproveitar os últimos cartuchos para realizar as últimas compras do evento.
O IberAnime deu um salto de gigante para a edição de 2018 no Porto, com mais espaço e muitas atividades onde nos entreter. Para mim foi um divertido fim de semana onde novamente desfrutei dos excelentes cosplayers que se apresentavam por lá. Bancas e expositores sempre muito interessantes e com trabalhos de arregalar os olhos. Painéis que vão desde o mais profissional ao mais divertido e apesar de não ter conseguido assistir a tudo, devido ao horário estar demasiado preenchido, consegui aproveitar bem a experiência do evento. Senti que nesta edição havia todo o “feeling” que um evento destes precisa, com o publico a ajudar imenso a isto. Os espaços estavam muito agradáveis à circulação e apenas faltava um pouco mais na área da restauração, mas nada que uma ida ao exterior não tivesse ajudado. As atividades, para o tipo de evento que é, chamou-me mais a área que o Eurogamer Portugal Fest apresentava e foi aí que passei mais tempo, mas sempre que havia um concurso de cosplay lá ia eu todo contente até ao auditório para ficar maravilhado com aquelas apresentações sempre divertidas e magnificas! Termino com WAWAAAAAAA…
Eduardo Rodrigues
Acabámos o dia e o evento à conversa com o grande Quimbé e claro, com a grande equipa do PtAnime! Fomos mesmo varridos do interior da Exponor porque, como é costume, estávamos à espera do Nélson porque quando ele começa a falar é quase impossível mandá-lo calar (mas nós adoramos o Nélson!). Foi um evento fantástico, o ambiente estava espetacular e foi bom voltar à Exponor. Para mim, é quase impossível não entrar naquele pavilhão e não sentir uma nostalgia, porque foi ali que tudo começou, na primeira Comic Con Portugal. Foi ali que este bichinho começou a crescer e agora é uma das minhas paixões. Sem dúvida que voltaremos sempre que podermos!
Sem comentários:
Enviar um comentário