Estamos em contagem decrescente para a abertura oficial da 89.ª Feira do Livro de Lisboa, agendada para as 12:30 desta quarta-feira, 29 de maio. A partir daí, e até ao final do dia de 16 de junho, o espaço Autores que nos Unem acolherá a mais completa e diversificada agenda de eventos, abrangendo todos os gostos e todas as idades.
O primeiro destaque vai para as homenagens a Aquilino Ribeiro e Sophia de Mello Breyner Andresen, no dia 29 de maio. A sessão dedicada a Aquilino Ribeiro, que assinalará os 100 anos de Terras do Demo realiza-se às 17:30, contando com a participação de Aquilino Machado (neto do escritor), Paulo Neto, editor da revista "Aquilino", e José António Borges, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.
Uma hora depois, junto ao pavilhão do espaço Autores que nos Unem dedicado a Sophia, o centenário do nascimento da poetisa será celebrado com uma sessão de leituras protagonizada por Jorge Silva Melo e Luís Lucas.
Os finais de tarde de 30 e 31 de maio oferecem bons motivos para ir ao espaço do Grupo Porto Editora. Na quinta-feira, às 18:30, realiza-se a apresentação de Autópsia [poesia reunida], de José Rui Teixeira, o primeiro livro da coleção "elogio da sombra", coordenada por Valter Hugo Mãe. Mais tarde, será a vez de João da Silva (Quantas vidas temos?) e Léa Pinheiro (Sentença ou oportunidade?) partilharem histórias de superação numa tertúlia aberta aos visitantes.
Na sexta-feira, às 18:00, será a vez de Júlio Machado Vaz e Inês Meneses conversarem sobre O Amor é, inspirado num dos mais antigos programas da rádio portuguesa. Num registo diferente, mas sempre bastante concorrido, é de referir a presença de Clara de Almeida, autora de livros dedicados à Numerologia, que fará, às 19:00, uma masterclasse sobre este tema.
ANTEVISÃO DE UM FIM DE SEMANA EM CHEIO
São muitos e significativos os autores que vão estar presentes no primeiro fim de semana da Feira do Livro de Lisboa.
Os primeiros destaques vão para a presença da escritora espanhola Maria Dueñas e do escritor inglês Jeffrey Archer, bem como para a participação de José Luís Peixoto, Inês Pedrosa, Mário de Carvalho e Teolinda Gersão. Haverá ainda a apresentação de Amantes de Buenos Aires, de Alberto S. Santos, e uma sessão de autógrafos com Catarina Furtado.
O Dia Mundial da Criança será devidamente assinalado com uma aula para criar uma horta biológica, um concerto da Banda TOP! e uma sessão de autógrafos com Álvaro Magalhães, autor da coleção "O Estranhão".
Toda a informação está disponível em www.autoresquenosunem.pt e na página de Facebook "Autores que nos unem".
Numa área superior a mil metros quadrados, no espaço Autores que nos unem encontram-se representadas as chancelas Porto Editora, Bertrand Editora, Círculo de Leitores, Temas e Debates, Quetzal, Assírio & Alvim, Livros do Brasil, Sextante Editora, Pergaminho, Contraponto, Areal Editores, Raiz Editora, GestãoPlus Edições, ArtePlural, 11x17, 5 Sentidos, Ideias de Ler, Albatroz e ainda a Coolbooks. Estarão disponíveis dezenas de milhares de livros distribuídos por 29 pavilhões, contando com uma equipa de dezenas de livreiros para atender os muitos leitores que visitarão a feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário