Já está em bancas há umas semanas e já chegou a livrarias o primeiro volume de uma nova série escrita pelo Canadiano Jeff Lemire, e soberbamente ilustrada pelo Italiano Andrea Sorrentino: Gideon Falls vol. 1: O Celeiro Negro.
Esta série acaba de ser premiada com o Eisner para Melhor Nova Série, prémio que Lemire já tinha ganhado em 2017 por Black Hammer (com arte de Dean Ormston). Este promete ser um "ano Lemire" no nosso país: a Editora G Floy Portugal tem estado a publicar Descender, a série de FC (com arte de Dustin Nguyen), que também ganhou um Eisner este ano pela espectacular arte pintada de Dustin Nguyen (o segundo Eisner que ele ganha por esta série), a Levoir lançou Black Hammer, e agora temos Gideon Falls, e até ao fim do ano Roughneck, o grande romance gráfico que Lemire escreveu sobre a vida numa vila do grande Norte Canadiano, e que a G Floy Portugal irá editar.
Ficção científica, terror, super-heróis, romance urbano... os estilos e género em que se Lemire se move são diversos, e fazem dele um dos grande criadores de banda desenhada do nosso tempo.
A lenda do Celeiro Negro: a história de um misterioso edifício, que talvez venha de outro mundo, e que apareceu e reapareceu ao longo da história, arrastando a morte e a loucura na sua passagem.
Norton Sinclair é um jovem perturbado, marginal e algo paranóico. Convencido de que o lixo urbano da sua cidade esconde as chaves de uma vasta conspiração, ele acumula, classifica e apresenta as suas conclusões alucinadas sobre um misterioso Celeiro Negro à Dra. Xu, a psiquiatra que o segue desde que saiu do hospital. E, noutro lugar da pequena cidade de Gideon Falls, o padre Fred vai conhecer a nova comunidade pela qual ficou responsável, depois do súbito desaparecimento do seu antecessor. Mas, durante a primeira noite que passa no local, o sinistro Celeiro Negro vai assinalar uma série de eventos perturbadores... e nenhum dos dois está preparado para aquilo que vai encontrar dentro desse Celeiro. Uma nova série de terror em que mistério rural e terror urbano colidem numa reflexão profunda sobre a obsessão, a doença mental e a fé.
JEFF LEMIRE. Autor best-seller do New York Times, com uma carreira como escritor e artista de romances gráficos de sucesso. Venceu em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, e venceu por duas vezes o prémio Eisner para Melhor Nova Série, em 2017 com Black Hammer, e em 2019 com este Gideon Falls. Uma das suas mais recentes obras foi o romance gráfico Roughneck, que a Publishers Weekly descreveu como um livro “poderoso”, e que a G. Floy editará em finais de 2019.
Lemire iniciou há meia dúzia de anos uma colaboração muito frutuosa com o artista italiano ANDREA SORRENTINO, com a série do Arqueiro Verde que escreveu entre 2013 e 2014, e que deu uma enorme visibilidade ao trabalho deste desenhador. Sorrentino assinou um contrato exclusivo com a Marvel, e em 2015 continuou essa colaboração. Sorrentino tinha ilustrado a mini-série Velho Logan (pertencente ao evento Secret Wars), e quando a Marvel decidiu continuar as aventuras da personagem, e contratou Lemire para as escrever, ele foi a escolha natural para continuar o título. Depois disso, Sorrentino trabalhou em títulos do evento Secret Empire, antes de iniciar o projecto de uma série em colaboração com Lemire, que fosse uma série sua. Essa série foi Gideon Falls, que se iniciou nos EUA em Março de 2018 e que tem continuado com lançamentos mensais (e um pequeno intervalo entre cada doze números).
Sorrentino e Lemire afirmam que este é um dos trabalhos mais pessoais e importantes em que se envolveram.
E, na verdade, o Norton, uma das duas personagens principais desta série - e a ligação entre eles é um dos grandes mistérios desta história - herdou o pior de mim e do Jeff [Lemire]: o lado obsessivo dele, e o meu niilismo!
Andrea Sorrentino
É verdade que o Celeiro Negro foi talvez buscar alguma inspiração na Black Lodge de Twin Peaks - eu era obcecado com a série desde miúdo, impressionou-me tremendamente e faz parte da minha vida criativa desde então. Mas posso descansar os leitores, embora tenha sido essa um pouco a inspiração, esta história vai ser muito diferente!.
Jeff Lemire
Sem comentários:
Enviar um comentário