Coolbooks | Volta ao mundo na mota do meu pai


Raquel Ramos convida os pequenos leitores a darem uma Volta ao mundo na mota do meu pai e a compreenderem um dos períodos mais importantes da História do nosso país. 

O 25 de abril de 74 e as transformações que se lhe seguiram estão presentes na memória ou no pensamento de todos os portugueses, mas será que os mais novos conseguem imaginar a vida de uma criança da sua idade antes da Revolução dos Cravos? Para ajudar os pequenos leitores a perceberem como tudo aconteceu, a Coolbooks publica Volta ao mundo na mota do meu pai, de Raquel Ramos.

Para o jovem protagonista desta história, Leonardo, o mundo resume-se à pequena aldeia em que vive, a que chama ilha, e à cidade onde fica o Seminário e a Câmara Municipal. A inocência da infância e o isolamento permitiam-lhe ser feliz com pequenas coisas, mas não o deixavam compreender muito do que acontecia à sua volta e das conversas que os adultos tinham em surdina, até um dia de abril em que o pai o levou a dar uma volta ao mundo e, oferecendo-lhe uma miniatura da sua Famel, lhe disse: "– Leonardo, nunca te esqueças deste dia! Nem de lutar para poder voar em liberdade numa mota como a do teu pai!"

SOBRE O LIVRO
O protagonista desta história – um rapaz que tinha 12 anos em abril de 1974 – partilha com o leitor de hoje uma viagem que faz a este período da História do nosso país.
Leonardo vive num local isolado – aquilo a que ele chama uma ilha rodeada de castanheiros, oliveiras e carvalhos que conhecem histórias centenárias mas não as contam a ninguém. Nessa ilha, apesar do isolamento, vivem famílias cujas vidas são marcadas pelos acontecimentos do mundo mas que Leonardo não compreende.
Não compreende porque desejam a mãe e a avó que o pai vá trabalhar para a América, nem porque é que este, em segredo, esculpe pequenos soldados, rostos de mulheres ou figuras a fazer lembrar pássaros a voar. Não compreende porque é que a família do velho Perna de Ouro tem direitos que os outros habitantes não têm, nem porque aparece o contrabandista na ilha e tem conversas, em surdina, com o pai do Jaime e com a avó. Mas sobretudo não compreende como deixou de amar a Maria dos olhos verdes e o seu amigo Jaime foi capaz de fugir da ilha.
Queres dar uma volta ao mundo com o Leonardo e tentar perceber como tudo aconteceu na ilha onde ele morava, antes da Revolução dos Cravos? Sobe para a mota, abre os braços e deixa-te voar!

SOBRE A AUTORA
Raquel Ramos. Nasceu em Paris, no ano em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez. Além de ensinar Inglês e Alemão a adolescentes e jovens, também gosta de escrever para eles.
Desde 2007, colabora com a RBE para que as bibliotecas sejam lugares fantásticos nas escolas. Livros infantojuvenis publicados: Episódios da vida de um jovem gato, 2014; Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas , 2015; Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura e Diário de Ana Joana: 13 anos e 30 moinhos de vento, em 2018.
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends e Big Bang Theory.

Sem comentários:

Enviar um comentário